sexta-feira, 3 de junho de 2011

como vencer a depressão

O avanço da ciência na complexidade da vida equacionou problemas que em épocas passadas nem em sonho seria possivel vislumbrar. O extraordinário desenvolvimento da indústria converte a necessidade em fonte de prazer, e para lubrificar as engrenagens do lucro, desenvolve mimos encantadores, porém, que nos condicionam, a ponto de cairmos na ilusão que a vida e um enorme shopping center onde tudo pode ser comprado, e que para todos os sintomas sempre havera uma bula amiga. A lei de causa e efeito ficou obsoleta perante o modernismo e a superficialidade dos relacionamentos. Tendo o poder como pivô, a superioridade, quer no ambito financeiro, intelectual , erudito, politico e tudo que se possa imaginar, transforma o homem num deus arrogante e pretensioso, a se julgar acima do bem e do mal. Diante da prepotência vivenciada em nossos dias, entristecer, sofrer e se abater perante uma dificuldade, uma separação, ou outra causa humana e sinônimo de fraqueza e de fracasso, e ninguém quer assumir isso publicamente, afinal, o que importa é manter a risada nos lábios, mesmo quando as lágrimas encharcam o coração.

A cada instante, ondas negativas são emitidas em todos os níveis do comportamento e o resultado é desastroso. Traições, fraudes, calunias, omissões, egoísmo, e todos os atos que causam os infortúnios é o sofrimento de muitos, e que em última instancia recaira sobre seus autores. A infelicidade, aos poucos, necrosa a alma que morre em vida, abrindo um vazio, um nada... E ai vem a depressão.

Não serão os antidepressivos, tampouco, os livros, nem os psicanalistas ou então, consultando os milagreiros de plantão que o sujeito sairá dessa. Como o próprio nome já diz :a doença da alma, ela se processa na esfera espiritual, imaterial, onde as fórmulas humanas não tem acesso, conforme falou Einstein: “do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores; porque estes vem de outra região” . A depressão e uma chaga que adoece o espírito e seu efeito contamina o físico. A cura esta na depuração de tudo que for artificial e contrário a vida. É preciso tambem se libertar das crenças equivocadas, enraizadas no subconsciente, e saldar os débitos com a sociedade contraídos ao longo do percurso. Na prática, o indivíduo deverá ser realista e ter atitudes honestas para consigo e os demais, em outras palavras: tirar a máscara. Parar de esperar cair do céu a solução dos problemas. As reais causas da infelicidade, só poderão ser vencidas pela própria pessoa. Agindo dessa forma, a depressão será desmascarada, e toda orientação vinda de terceiros e a eficácia dos medicamentos, se necessários, cumprirão o papel de coadjuvantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário